REGULAMENTO 7CUT_2026
V2 (17/12/2025)

                                                                                            ÍNDICE

1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1.1 IDADE MÍNIMA DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES PROVAS
1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA
1.3 ASSISTÊNCIA PESSOAL
1.4 COLOCAÇÃO DO PEITORAL

2. PROVA
2.1 APRESENTAÇÃO DAS PROVAS
2.2 PROGRAMA
2.3 DISTÂNCIA E ALTIMETRIA
2.4 TEMPO LIMITE
2.5 POSTOS DE ABASTECIMENTO E CONTROLO
2.6 LOCAIS E TIPO DE ABASTECIMENTO
2.7 MATERIAL OBRIGATÓRIO
2.8 PENALIZAÇÕES
2.9 SEGURO DESPORTIVO

3. INSCRIÇÕES
3.1 PROCESSO DE INSCRIÇÃO
3.2 VALORES E PERÍODOS DE INSCRIÇÃO
3.3 SECRETARIADO

4. ESCALÕES ETÁRIOS, ÉTICA E COMUNICAÇÃO
4.1 ESCALÕES 7CUT40, 7CUT20, 7CUT10 E 7CUT KIDS
4.2 NORMAS MORAIS NA COMPETIÇÃO
4.3 MEIOS OFICIAIS DE INFORMAÇÃO
4.4 DIREITOS DE IMAGEM E PUBLICIDADE
4.5 PROTEÇÃO DE DADOS
4.6 DIVERSOS

5. DIREÇÃO DE PROVA

6. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO


BREVE DESCRIÇÃO

O Clube Açoriano de Triatlo, Trail e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e as Juntas de Freguesia das Sete Cidades e dos Mosteiros vai realizar no dia 23 de Maio de 2026, a 5ª edição do evento denominado “7 Cidades Ultimate Trail” (7CUT). Trata-se de um evento de “Trail Run” corrida ao ar livre por trilhos, estradas públicas e privadas que é composto por várias provas e que pode ser realizada um modo competitivo e/ou recreativo, com tempo limite definido. Integra quatro provas competitivas denominadas por 7CUT40, 7CUT20, 7CUT10 e 7CUT Kids e uma prova não competitiva designada por 7CUT Caminhada.
O 7CUT40 está classificado como ITRA 2, UTMB 50K, contribuirá para a pontuação do Circuito de Trail da ATRP (Série 150) e para o Circuito de Trail da Ilha de São Miguel - Trail, enquanto o 7CUT20 está categorizado como ITRA 1, UTMB 20K, pontuará para o Circuito de Trail Sprint da ATRP (Série 150) e para o Circuito de Trail da Ilha de São Miguel - Trail Sprint. Por fim, o 7CUT10 está categorizado como ITRA 0 e pontuará para o Circuito Jovem da ATRP (Série 150).

1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1.1 IDADE MÍNIMA DE PARTICIPAÇÃO NAS DIFERENTES PROVAS
Para participar no 7CUT40 e 7CUT20 os participantes deverão ter, pelo menos, 18 anos no dia 30 de Setembro 2026 (final da época desportiva da FPA).
Para participar no 7CUT10 os participantes deverão ter, pelo menos, 16 anos no dia 30 de Setembro 2026.
Para participar no 7CUT Caminhada não há limite de idade.
Para participar no 7CUT Kids os participantes deverão ter entre 6-15 anos, no dia 30 de Setembro 2026.
Todos os menores de idade têm que ser acompanhados/supervisionados por um adulto e entregar o Termo de Responsabilidade no secretariado.

1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA
A inscrição no 7CUT implica compreender e aceitar, sem reservas, as regras e o regulamento da prova. É necessário que o atleta cumpra os seguinte passos:
Efetuar corretamente a inscrição, na plataforma de inscrições em: https://7cut.cattt.pt/;
Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição, através da referência multibanco gerada automaticamente pela plataforma de inscrições;
Aparecer na lista de inscritos publicada e verificar se os dados introduzidos correspondem à realidade;
Não é necessário preencher o termo de responsabilidade (maiores de idade) pois a inscrição na prova implica que o atleta é conhecedor do regulamento e tem condições físicas e psicológicas para participar, não podendo exigir à organização qualquer responsabilidade civil ou criminal, por quaisquer danos físicos, morais ou materiais que ocorram durante a atividade, nas quais esteja envolvido direta ou indiretamente e que excedam a cobertura do seguro da prova.



1.3 ASSISTÊNCIA PESSOAL
Aos participantes é permitido receber assistência pessoal, apenas nos postos de abastecimente e controlo (PAC´s), previamente definidos pela organização. Dado que os PAC´s são áreas reservadas em exclusivo aos atletas, a assistência pessoal pode ser efetuada ao lado da zona do PAC, sem interferir com a atividade do posto nem de outros atletas.

1.4 COLOCAÇÃO DO PEITORAL
O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen, sendo que, somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos PAC´s.

2. PROVA
2.1 APRESENTAÇÃO DAS PROVAS
O evento “7 Cidades Ultimate Trail” (7CUT) é composto por 5 provas:
O 7CUT40 é uma prova de caráter competitivo, destinada a maiores de 18 anos e tem uma quilometragem de 42,1 km com 2470 m de desnível positivo e negativo. A partida será dada às 07h00m do dia 23 de Maio de 2026 no Parque de Campismo das Sete Cidades;
O 7CUT20 é uma prova de caráter competitivo, destinada a maiores de 18 anos e tem uma quilometragem de cerca de 24,9 km com 1430 m de desnível positivo e negativo. A partida será dada às 08h30m do dia 23 de Maio de 2026 no Parque de Campismo das Sete Cidades;
O 7CUT10 é uma prova de caráter competitivo, destinada a maiores de 16 anos e tem uma quilometragem de cerca de 9,3 km com 650 m de desnível positivo e negativo. A partida será dada às 09h30m do dia 23 de Maio de 2026 no Parque de Campismo das Sete Cidades;
O 7CUT Caminhada é uma prova de caráter não competitivo, destinada a todas as idades e tem uma quilometragem de cerca de 8,4 km com 200 m de desnível positivo e negativo. A partida será dada às 10h00m do dia 23 de Maio de 2026 no Parque de Campismo das Sete Cidades;
O 7CUT Kids é uma prova de caráter competitivo, destinada a crianças entre os 6-15 anos e tem uma quilometragem de cerca de 2,0 km com 100 m de desnível positivo e negativo. A partida será dada às 10h00m do dia 23 de Maio de 2026 no Parque de Campismo das Sete Cidades.

Por motivos variados, os percursos e horários poderão ser alterados sem aviso prévio.

2.2 PROGRAMA
1 de Dezembro 2025 – Segunda-feira
Abertura das inscrições online – Endereço oficial do evento
15 de Maio 2026 – Sexta-feira
Encerramento das inscrições online – Endereço oficial do evento

22 de Maio 2026 – Sexta-feira
14h00m - Abertura do Secretariado – Ponta Delgada (Local a definir)
19h00m - Encerramento do Secretariado

23 de Maio 2026 – Sábado
06h30m - Abertura do Secretariado - Sete Cidades (Parque de Campismo)
07h00m - PARTIDA 7CUT40 – Sete Cidades (Parque de Campismo)
08h30m - PARTIDA 7CUT20 – Sete Cidades (Parque de Campismo)
09h30m - PARTIDA 7CUT10 – Sete Cidades (Parque de Campismo)
09h45m - Encerramento do Secretariado – Sete Cidades (Parque de Campismo)
10h00m - PARTIDA 7CUT Caminhada – Sete Cidades (Parque de Campismo)
10h00m - PARTIDA 7CUT Kids – Sete Cidades (Parque de Campismo)
13h00m - Entrega de Prémios – Sete Cidades (Parque de Campismo)
15h00m - Encerramento da Meta – Sete Cidades (Parque de Campismo)

O briefing será, na partida, 10 minutos antes do arranque de cada prova.

2.3 DISTÂNCIA E ALTIMETRIA
As provas apresentam os seguintes dados:
7CUT40 – 42,4 km, 2390 m de d+ e 2390 m de d-;
7CUT20 – 24,9 km, 1380 m de d+ e 1380 m de d-;
7CUT10 – 9,3 km, 610 m de d+ e 610 m de d-;
7CUT Caminhada – 8,5 km, 80 m de d+ e 80 m de d-;
7CUT Kids – 2,0 km, 100 m de d+ e 100 m de d-.

2.4 TEMPO LIMITE
A organização reserva-se no direito de neutralizar o atleta, nos tempos limites definidos nos PAC´s ou caso, comprovadamente, este não consiga atingir o tempo limite para o próximo controlo/chegada à meta ou não apresente as condições físicas razoáveis para continuar em prova.
O tempo limite na meta será de:
7CUT40 – 8 horas para percorrer a totalidade do percurso (15h00m);
7CUT20 – 5 horas e 30 minutos para percorrer a totalidade do percurso (14h00m);
7CUT10 – 4 horas e 30 minutos para percorrer a totalidade do percurso (14h00m);

Serão definidos tempos barreira nos PAC´s (consultar o endereço oficial do evento).Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem sair do posto de controlo antes do horário de encerramento indicado. Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva o direito de alterar as barreiras horárias.

2.5 POSTOS DE ABASTECIMENTE E CONTROLO
Os postos de abastecimento e controlo (PAC´s) são zonas obrigatórias de passagem e estão localizadas em locais mencionados pela organização.
Não passar nas zonas de controlo, leva à desclassificação do participante. Poderá haver controlos intermédios de passagem.
Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, deve informar a organização.
Os números de contato da organização, para efeitos de emergência, estarão impressos no peitoral do participante e deverão ser igualmente gravados antecipadamente no telemóvel do participante. Estes números estão no endereço oficial da prova.
A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo/abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climatéricas adversas, ou outro motivo, a partida pode ser atrasada no máximo 1 hora, período após o qual, a prova é cancelada, não havendo direito a reembolso.
Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova, não havendo direito a reembolso.

2.6 LOCAIS E TIPO DE ABASTECIMENTO
A organização disponibiliza a todos os atletas abastecimentos sólidos e líquidos de forma a satisfazer todas as necessidades consoante a distância que vai percorrer, sendo que haverá, em todos os postos, alimentos sólidos e líquidos.
Para o 7CUT40 estão previstos três abastecimentos:
PAC1 – Cumeeira Grande (15,0 km);
PAC2 – Parque do Aqueduto das 9 Janelas (23,9 km);
PAC3 – Lagoa do Canário (32,6 km)
Para o 7CUT20 estão previstos dois abastecimentos:
PAC1 – Cumeeira Grande (6,2 km);
PAC3 – Lagoa do Canário (15,2 km)
Para o 7CUT10, 7CUT Caminhada e 7CUT Kids não estão previstos abastecimentos.

2.7 MATERIAL OBRIGATÓRIO
O material obrigatório para o 7CUT40 e 7CUT20 é composto pelos seguintes items:
Lanterna ou frontal (IMPORTANTE);
Dorsal visível;
Telemóvel com saldo e bateria suficientes para a totalidade da prova;
Apito;
Reservatório(s) com capacidade mínima de 0,5 L com água ou bebida isotónica;
Manta de sobrevivência.
Não sendo obrigatório, a organização aconselha, contudo, todos os atletas do 7CUT40 e 7CUT20 a utilizarem o seguinte material:
Casaco impermeável e/ou corta-vento;
Chapéu, gorro ou buff;
Alimentação de reserva;
Camisola com mangas compridas ou manguitos;
Bastões;
Protetor solar;
Copo (não serão fornecidos copos nos abastecimentos).
O material obrigatório para o 7CUT10 e 7CUT Caminhada é composto pelos seguintes items:
Dorsal visível;
Telemóvel com saldo e bateria suficientes para a totalidade da prova;
Apito;
Manta de sobrevivência.
Não sendo obrigatório, a organização aconselha, contudo, todos os atletas do 7CUT10 e 7CUT Caminhada a utilizarem o seguinte material:
Alimentação de reserva;
Reservatório(s) com capacidade mínima de 0,5 L com água ou bebida isotónica.
O material obrigatório para o 7CUT Kids é composto pelo seguinte item:
Dorsal visível.

2.8 PENALIZAÇÕES
Os responsáveis presentes nas zonas de controlo poderão, a qualquer momento, da prova aplicar as seguintes sanções:
Não cumprir o percurso estipulado pela organização – Desclassificação;
Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda – Penalização em tempo;
Abandonar a prova sem avisar a organização – Erradicação de futuras edições;
Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso – Desclassificação;
Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova tirando benefícios do mesmo – Penalização em tempo ou Desclassificação;
Utilizar transporte não autorizado – Desclassificação;
Retirar sinalização do percurso – Desclassificação e Erradicação de futuras edições;
Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas – Penalização em tempo ou Desclassificação;
Ausência do material obrigatório e/ou recusar a sua apresentação, se solicitado pela organização – Desclassificação;
Exceder o tempo limite – Desclassificação;
Falhar posto de abastecimento e controlo (PAC) – Desclassificação;
Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente – Desclassificação e Erradicação de futuras edições;
Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organização – Penalização em tempo;
Peitoral não visível ou afixado em local não visível – Penalização em tempo.

2.9 SEGURO DESPORTIVO
A organização, de acordo com o Decreto de Lei Nº146/93 de 26 de Abril, é possuidora de um seguro desportivo em que estão abrangidos todos os participantes. Em caso de acidente, que resulte em tratamento hospitalar, o sinistrado deverá pedir um relatório médico para apresentar à companhia seguradora. Os custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros (no valor acima da franquia). A organização declina qualquer tipo de pagamento.
O atleta sinistrado deverá, no dia da prova, avisar a organização através de email e telefone e no dia seguinte efetuar a participação à seguradora. Em todas as participações efetuadas à seguradora, os atletas sinistrados deverão apresentar o nome da entidade organizadora do evento, o número da apólice, data e hora da ocorrência.
A seguradora, não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro (na maioria das seguradoras será 24h após o incidente).
As coberturas e franquia do seguro de acidentes pessoais, morte por acidente, invalidez permanente por acidente, despesas de tratamento por acidente e despesas de funeral vão estar disponíveis no sítio do evento.

3. INSCRIÇÕES
3.1 PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os interessados poderão realizar a sua inscrição através da plataforma de inscrições, que pode ser acedida a partir do endereço https://7cut.cattt.pt/. Cada participante deve preencher o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado. A inscrição inclui: peitoral, seguro de acidentes pessoais, 2 bebidas + refeição e sobremesa no final, prémio finisher e prémio de meta (se aplicável).
As inscrições só serão consideradas válidas após pagamento e confirmação da plataforma de inscrições para o email utilizado pelo atleta. Qualquer esclarecimento ou solicitação deverá ser feito para o email oficial do evento:
7cidadesultimatetrail@gmail.com.

3.2 VALORES E PERÍODOS DE INSCRIÇÃO
Os valores da taxa de inscrição variam consoante a prova e a data em que o atleta se inscreve:
7CUT40
1ª Fase de Inscrição – 1 de Dezembro 2025 a 31 de Dezembro 2025 - 25€
2ª Fase de Inscrição – 1 de Janeiro 2026 a 28 de Fevereiro 2026 - 30€
3ª Fase de Inscrição – 1 de Março 2026 a 15 de Maio 2026 - 35€
7CUT20
1ª Fase de Inscrição – 1 de Dezembro 2025 a 31 de Dezembro 2025 - 15€
2ª Fase de Inscrição – 1 de Janeiro 2026 a 28 de Fevereiro 2026 - 20€
3ª Fase de Inscrição – 1 de Março 2026 a 15 de Maio 2026 - 30€
7CUT10 e 7CUT Caminhada
1ª Fase de Inscrição – 1 de Dezembro 2025 a 31 de Dezembro 2025 - 10€
2ª Fase de Inscrição – 1 de Janeiro 2026 a 28 de Fevereiro 2026 - 15€
3ª Fase de Inscrição – 1 de Março 2026 a 15 de Maio 2026 - 20€
7CUT Kids
1ª Fase de Inscrição – 1 de Dezembro 2025 a 31 de Dezembro 2025 - 5€
2ª Fase de Inscrição – 1 de Janeiro 2026 a 28 de Fevereiro 2026 - 10€
3ª Fase de Inscrição – 1 de Março 2026 a 15 de Maio 2026 - 10€
A organização reserva o direito de não reembolsar os atletas no valor de inscrição após o pagamento da taxa de inscrição, bem como não aceita a alteração ou passagem da inscrição para futuras provas organizadas pelo clube.

3.3 SECRETARIADO
O Secretariado da prova funcionará para todas as provas, na sexta-feira, dia 22 de Maio 2026, em local a designar, das 14h00m às 19h00m, no sábado, dia 23 de Maio 2026, no Parque de Campismo das Sete Cidades, das 06h30m às 09h45m.
Para o levantamento do peitoral é obrigatório apresentar os seguintes documentos:
Cartão de cidadão;
Termo de responsabilidade (apenas para menores de 18 anos);
Será possível levantar o peitoral de outro atleta, desde que a pessoa seja portadora do cartão de cidadão (ou cópia) do atleta que pretende levantar o peitoral.

4. ESCALÕES ETÁRIOS, ÉTICA E COMUNICAÇÃO
4.1 ESCALÕES 7CUT40, 7CUT20, 7CUT10 E 7CUT KIDS
O 7CUT40 e o 7CUT20 vão contar com as seguintes categorias (a idade refere-se ao dia do final da época desportiva) com prémios para os três primeiros classificados:
Geral Absoluta Masculino e Feminino;
Escalão Sub-23 (18-22 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Seniores (23-34 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 35 (35-39 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 40 (40-44 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 45 (45-49 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 50 (50-54 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 55 (55-59 anos) Masculino e Feminino;
Escalão Veterano 60 (maiores de 60 anos) Masculino e Feminino;
Equipas.
Para a classificação por equipas contam os três melhores atletas de cada equipa classificados na geral, independentemente do género ou escalão a que pertencem. A classificação por equipas será a soma da classificação ordinária dos três atletas mais rápidos de cada equipa, sendo declarada vencedora a que obtiver menor valor dessa soma. Em caso de empate na pontuação, o critério de desempate será a soma do tempo dos três elementos que pontuaram para a classificação coletiva, sendo declarada vencedora, no desempate, a equipa que obtiver menor tempo nessa soma.
O 7CUT10 apenas vai contar com a seguinte categoria (a idade refere-se ao dia do final da época desportiva) com prémios para os três primeiros classificados:
Geral Absoluta Masculino e Feminino;

O 7CUT Kids vai contar com as seguintes categorias Masculino e Feminino (a idade refere-se ao dia do final da época desportiva), com prémios para os três primeiros classificados:
Escalão Benjamins A (6-8 anos) - Ano de Nascimento: 2018/2019/2020 - 1 volta - 2 kms
Escalão Benjamins B (9-11 anos) - Ano de Nascimento: 2015/2016/2017 - 1 volta - 2 kms
Escalão Infantis (12-13 anos) - Ano de Nascimento: 2013/2014 - 1 volta - 2 kms
Escalão Iniciados (14-15 anos) - Ano de Nascimento: 2011/2012 - 2 voltas - 3,7 kms



A presença dos premiados é obrigatória na cerimónia de entrega de prémios.
Como o 7CUT Caminhada é uma prova de caráter não competitivo não vai ser cronometrada nem vai haver atribuição de troféus aos participantes mais rápidos.
Todos os atletas que terminem a prova irão receber uma lembrança alusiva ao evento.

4.2 NORMAS MORAIS NA COMPETIÇÃO
Qualquer atleta deve ter um comportamento exemplar e de fair-play para com todos os envolvidos na competição, não só os adversários, como os elementos da organização.
O atleta deve abster-se de utilizar substâncias, grupos farmacológicos e métodos destinados a aumentar artificialmente as suas capacidades físicas. De qualquer forma, qualquer participante deve obrigatoriamente passar por qualquer controlo antidopagem, se for solicitado para isso.

4.3 MEIOS OFICIAIS DE INFORMAÇÃO
Consideram-se os meios oficiais de informação e comunicação da prova:
Endereço oficial do evento – https://7cut.cattt.pt/;
Email – 7cidadesultimatetrail@gmail.com;
Página de Facebook – https://www.facebook.com/7cidadesultimatetrail.

O atleta deve consultar periodicamente os meios de comunicação oficiais para se manter informado acerca de novidades ou possíveis alterações, bem como para consulta e/ou confirmação de inscrições.

4.4 DIREITOS DE IMAGEM E PUBLICIDADE
A entidade organizadora tem o direito exclusivo da exploração da imagem da prova e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento.
Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.
O atleta ao inscrever-se assume que autoriza a publicação da sua imagem durante o evento. Caso contrário deverá informar a organização, pelo email oficial, que não autoriza a utilização da sua imagem.

4.5 PROTEÇÃO DE DADOS
Os dados dos atletas indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados, nomeadamente, na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um email para 7cidadesultimatetrail@gmail.com.

4.6 DIVERSOS
O preenchimento e envio da ficha de inscrição para as provas implicam que o atleta que se inscreve, tomou conhecimento e aceitou sem quaisquer reservas o presente regulamento.
Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pelo Júri de Prova, de cujas decisões não haverá recurso.

5. DIREÇÃO DE PROVA
A direção de prova é da responsabilidade do Gonçalo Raposo.

6. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO
A inscrição no evento pressupõe a aceitação, por parte do atleta, deste regulamento. A organização tem legitimidade para, por razões de segurança dos atletas, adiar ou cancelar a prova, assim como, modificar o presente regulamento.


16 novembro 2025